sábado, 29 de maio de 2010

Panos amarrados, enrolados...

A nova coleção do estilista Walter Rodrigues, exposta na abertura do Fashion Rio 2010 (no último dia 27/05) fez referência aos panos amarrados feito moulage, rasgados, cortados, sobrepostos e mixados numa profusão de texturas e cores neutras. O resultado foi um desfile sóbrio e cheio de possibilidades de aplicações, amarrações, combinações, etnias...


O efeito de xadrez/patchwork na verdade são pequenas tiras pano aplicado.




As aplicações aqui geram efeito gráfico listrado...




Pano recortado e colado que remete a trama, muro, calçada... ou o que mais?




Inspirado nesse universo criativo, fiz um pequeno e despretencioso experimento do que um pano de viscose de algodão pode proporcionar. De scarfe, echarpe, pashmina, um pano assume aqui algumas formas...




O pano, com sua textura original, em todo seu caimento...




...um pouco montado...




...ou totalmente enrolado...




...numa coisa meio étnica...




...ou tradicionalmente atado, assumindo um cachecol...




...fazendo desenhos de colares...




...em um nó simples de echarpe...




...ou um pouco mais elaborado, trabalhado...




...ou ainda fazendo uma espécie de gravata enrolada, num movimento meio medieval, talvez, ou o que puder ser tomado como referência...






Fotos: autoclics Jô Oliveira
Locação: meu quarto | João Pessoa/PB | 29/05/10 

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Reencontro com o pano cravejado

Na passarela de descobertas sobre panos e suas possibilidades, tive um reencontro com as amostras do pano cravejado e aplicado, clicados há dois posts atrás. Desta vez o pano estava montado e assumindo o papel de segunda pele. 




Aqui, a saia cravejada de rebites... 




...e o vestido trabalhado em ilhozes tomam vida.




aguarde mais posts com novos panos, possibilidades e ideias para ornar, realçar, brincar, experimentar e causar encanto ou seja lá o que for... 

sábado, 15 de maio de 2010

Ausência de pano

Já sabemos o que um pano pode provocar nas pessoas. Desejo, inveja, encantamento, deslumbre e, acima de tudo, criatividade que salta aos olhos, provoca sensações e reações.
Mas... o que a AUSÊNCIA DE PANO pode acarretar?
Num supermercado, por exemplo, a ausência da ‘segunda pele’ numa senhora de cabelos brancos, pode provocar estranhamento, espanto, choque... ou o que mais?
No reino dos panos que ditam comportamentos e conceitos, tamanho desprendimento ainda provoca muita coisa... inclusive o desejo incontrolável de imortalizar uma cena atípica e divertida como esta:
Algo lhe chamou a atenção?


Que tal este outro flagrante, de um outro ângulo?


E dá pra ver ainda mais de perto:


(...) o que dizer, fazer ou pensar, diante da ausência de um pano? 






Foto: Jô Oliveira 
(em visita ao Carrefour da BR 230, em 14/05/2010, por volta das 18h)

terça-feira, 11 de maio de 2010

Pano cravejado, aplicado

Pano, acima de tudo, é toque, sensibilidade, textura, efeito, caimento. Quando revisitado pode receber, desde processos químicos, até aplicações de tachas, paetês, rebites, correntes... (e por aí vai), o que dá à superfície do novo pano retrabalhado um tom cravejado exuberante e absolutamente contemporâneo.
Quem acompanha a saga dos panos na arena em chamas da moda lembra bem quando as tachas e similares invadiram como tsunamis os desfiles, conceitos, lojas e closets, no ano passado


Em visita à Maison Tereza Ribeiro, conceituado corner fashion de João Pessoa, registrei algumas facetas do efeito que as aplicações podem surtir num simples corte de pano.


No pano preto, o aplicado mix de tachas e roelas ganha desenhos e remete a bordados e tramas. No pano branco, a tacha metalizada quebra a sobriedade e imprime poder e sensualidade. 






















No detalhe, a aplicação em close prova que é possível aderir ao selfmade.




No casaqueto a la Chanel, correntes aplicadas no pano de linhão aparentam maxi pespontos emaranhados. Aliada à extremidade desfiada do pano,  também lembra jeans vintage, pós temporadas de lavagens.







Fotos: Jô Oliveira

segunda-feira, 10 de maio de 2010

'Pano' medieval

A cota de malha inglesa, aparato utilizado como proteção corporal sob as armaduras medievais, já inspirou várias coleções de moda, mundo afora, a exemplo recente do último Fashion Rio, que ditou no começo de 2010 as tendências deste inverno.

Este exemplar, registrado em visita ao Castelo de Ricardo Brennand, visto a olho nu, remete a peças de lã e, por si só, já inspira superposições, excentricidade, ousadia...
Afinal, até onde vai o conceito de criatividade a partir de um pano, ainda que este seja de metal (ou muitas vezes de ferro polido ou até ligas de ouro, como no século passado)?






Foto: Jô Oliveira

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Um pano, por Hermés

Catei um vídeo babado no twitter do @sitechic e  não resisti! Achei que tinha, simplesmente, tudo a ver com o blog e o postei aqui. Nele, a francesa Marine Klein, especialista da Hermés, ensina seis maneiras supercriativas de amarrar lenços à francesa. O 'Como Usar' foi resultado da visita do Chic à loja da grife, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Uma coisa, literalmente, o espírito 'um pano pode ser o que se quiser'. O que estamos esperando para decorar tudinho? Assista o vídeo abaixo.








"Pano" Renascença

A renda renascença, queridinha de Ronaldo Fraga e Daniela Mercury pode render também visuais incríveis a partir, simplesmente, de uma toalha de renda. Aliada a metros de tule de armação a peça de renascença pode, em segundos, se converter num expressivo vestido, construído no corpo, no melhor estilo moulage.


O experimento fashion foi concebido por mim (@parajeau) e Dudu Pinto (@brecholento), durante montagem da exposição Modos Eletrônicos do artista multimídia Christus Nóbrega, ocorrida em abril de 2009, na Estação Cabo Branco, no Altiplano, em João Pessoa.


Incorporando o clima 'Madonna, Like a Virgin' de ser. entre tantas outras referências, a também artista multimídia Íris Helena (@irislouu) posou para um inspirador ensaio, a partir do "pano" renascença. Mais uma prova de que "um pano" (ou vários), pode sim ser o que quisermos. Basta montar, brincar, fazer...


...e por aí vai... crie você também o seu próprio pano e envie sua sugestão. Afinal a moda é uma vitrine intrínseca da criação humana. Com ajuda da fibra ótica poderosa da rede, ela pode render muuuiito "pano pra manga".


Fotos: Jô Oliveira

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pano 'black wind'

Um pano também pode ser glamour, mistério, poder, luxo, conceito, sensualidade... basta posar, encarnar, sentir, se entregar e ser.




















A eterna diva de para todo o sempre Madonna mostra como aqui... 



















...nessas fotos e em muito mais, num ensaio para a revista Interview, edição de Maio 2010.
Fonte: madonnaonline.com.br 

domingo, 2 de maio de 2010

Pano reconstruído...



um pano pode ser tingido, costurado e reconstruído no corpo... aqui, algodão cru em duas versões assumem nova roupagem e constroem um conceito...


















...um pano pode ser moldado e adquirir novas formas esculturais, proporcionando o contraste.


















...um pano pode ser incorporado e ganhar nova vida; o corpo valoriza o pano, em suas diferentes facetas.


















...muitos panos, de várias texturas, juntos podem ser trabalhados, moldados e realçar uma nova identidade.


















Fotos: Jô Oliveira | Looks: acervo de figurinos Adriano Bezerra | Model: Maura Polivox