sexta-feira, 25 de junho de 2010

Panos europeus do verão 2011

 
A recente temporada de moda masculina de Milão (ocorrida entre 19 e 24 de junho de 2010) trouxe um verdadeiro oceano de panos traduzidos em mil possibilidades democráticas, absolutamente contemporâneas e surpresas antes impensadas nos male catwalks. O saldo disso é a aparição de um homem assumidamente fashionista, versátil, leve e sem amarras ou preconceitos, a começar pelas pernas - desfiladas à exaustão, como numa revanche ao universo feminino. O homem do verão 2011 chega pisando firme em gladiadoras e mostrando, com orgulho, o resultado de horas na academia.

Para acompanhar essa evolução dos panos europeus, é bom prestar atenção nos balanços dos desfiles. A passarela trouxe muito xadrez de vários tipos, barras de calça dobradas, pano de bolinha no pescoço, calças ceroulas, black (rocker) leather, superposições monocromáticas com muita gola V e transparências, microssungas voluptuosas, militarismo e, além de uma paleta de cores ilimitada, claro, muuuitos shorts acima do joelho. E então, prontos para voltar à GYM e assimilar essa proposta?!


Fonte: Portal FFW. Corre lá pra ver todas as coleções completas e começar a se inspirar desde já para arrasar com os panos no próximo verão.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Pano rendado

No rastro dos portais FFW, Chic e LP, bíblias fashion que guiaram os apaixonados por la mode na viagem a esta inventiva e cheia de boas surpresas SPFW, destaco aqui os 'panos' rendados encantadores do 'Viajante Aprendiz' Ronaldo Fraga para o verão 2011. E motivo para se encantar não faltou. A renda em todas as suas vertentes ("bilro, renascençaestampa de renda feita em jacquard, renda de bastidor... tudo misturado", by blog LPfoi o pilar da coleção, a começar pelo efeito rendado obtido pela colagem de paetês nas mãos e pernas dos modelos - o que remeteu a luvas e bermudas ciclistas sobrepostas. Uau! Isso, sem falar na diversidade de desenhos e referências interioranas contidas nas estampas formadas pelo mix de rendas, desfiladas pelos "maracatus albinos" - assim definiu Ronaldo, o conceito de beleza do desfile.

Outros detalhes que empolgaram foram as padronagens em xadrez e itens absolutamente usáveis - fugindo do mito conceitual que costuma permear semanas de moda - como as camisas, blazers, calças e sapatos masculinos, que vieram em modelos em couro microtrançado - simplesmente lindos!!





sábado, 12 de junho de 2010

Ode aos panos e às cores

No rastro da avalanche criativa da SPFW, alguns 'panos' recém desfilados me chamaram muitíssimo a atenção.


O degradé suave do branco ao azul marinho da imensidão do mar, apresentado na passarela de Oskar Metsavaht chegou como uma viagem poética aos mistérios marítimos. Seja em texturas icônicas que remetem a praia, como as tramas de redes de pesca ou nas espécies de 'ankle sandals', masculinas, que trazem um quê de pescador; seja nos 'macro paetês-escamas' ou nos sapatos nude femininos que remetem a barbatanas e até mesmo nas peças fluidas de 'panos' super suaves, ora lembrando o brilho de animais aquáticos, ora imprimindo a calmaria dos ventos e brisas... uma legítima ode ao 'pano' numa profusão de possibilidades e muito conforto.




Seguindo, talvez, o mesmo fio poético condutor, a técnica irrepreensível de Alexandre Herchcovitch propôs para o próximo verão uma chuva de cores, trabalhadas até seu último grau. Na passarela do artista, gotas de tinta vivas fluiram em texturas acetinadas e brilhos que representavam a cor como objeto mor de inspiração; o toque de ludicidade apareceu em peças com estamparias de paintball - absolutamente emocionantes e encantadoras - sem falar no moulage pré moldado das mangas dos vestidos 'cor', desfilados com maestria pelo que é, hoje, considerado um dos maiores estilistas do Brasil.




E nesse cansaço prazeroso que a moda causa, aguardo ansioso por mais panos que instiguem e façam o mundo se mover valendo a pena.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Panos translúcidos e anti-frio

A SPFW está aí, pra todo mundo ver, sentir e se emocionar. Os desfiles estão pipocando e quase não estou aguentando de tanta euforia. (Saudades da edição de 2008, quando estive lá, ao vivo, uau!)
Impossível fazer um post ou comentário a altura da tsunami de panos novos e absolutamente maravilhosos que tem invadido as passarelas. Posso citar, por enquanto, apenas, as transparências plastificadas translúcidas - e super lindas - de Tufi Duek - um verão enxuto e funcional, adorei!


Contudo, durante minha navegação online diária em busca dos panos que inspiram e movimentam a 'Anima' do pavilhão da Bienal para o próximo verão, me deparei com um post no @sitechic, sobre o look da musa (minha e de tantos) Glória Kalil para o segundo dia de SPFW. No post, Glorinha fez uma singela declaração de amor ao 'pano'. 


 “tenho uma coleção enorme de lenços que fui acumulado ao longo do tempo, sempre gostei muito de pano”. Disse Glorinha. Confira o post aqui.




Glorinha, você é tudo. E que venham mais e mais panos. Aliás, o show só começou. Hoje ainda tem a Osklen e todo seu conceito imortal... aguardem mais impressões sobre os panos que 'Anima'm essas mentes fabulosas que tanto nos encantam.