domingo, 19 de setembro de 2010

Pano em spray, direto no corpo

Cansou das mesmas roupas e está procurando algo diferente, nunca antes visto, que fuja da mesmice da moda e que tenha a sua cara? Para satisfazer esse desejo, que tal uma roupa instantânea, literalmente pulverizada no corpo? Achou impossível? Enganou-se! Isso já é uma realidade através da invenção do designer espanhol Manel Torres, o Fabrican, um spray que carrega uma mistura líquida de fibra de algodão que, pulverizada direto no corpo, cria camisetas, vestidos, calças e até chapéus, bastando esperar 15 minutos após a aplicação do aerosol para que o produto pulverizado se transforme num pano fisicamente palpável, diante dos olhos, sem ajuda de linha, agulha ou qualquer aviamento.
















Achou incrível? Ainda não acabou. A roupa feita de “spray de pano” pode ser retirada para lavar e reutilizar e, se quando rolar o velho tédio da peça, ela pode ser diluída e refeita. O produto revolucionário – criado por Torres, em parceria com Paul Ladkham, professor de Tecnologia de Partículas do Imperial College de Londres – é feito à base de fibra de algodão, polímeros e solventes.

















Achei bapho, revolução e pós modernidade! A dica foi de Amanda Carvalho (@mariedujour), que me linkou por email este super post do Buteco da Net. Lembrei muito do meu TCC, que que abordou justamente a tecnologia têxtil.




Para saber um pouco mais sobre essa maravilha contemporânea chamada “pano do futuro”, clique aqui.

Para conhecer o site oficial do Fabrican Ltd., clique aqui.

domingo, 12 de setembro de 2010

Clogs return! Muito pano pra manga!

Afinal, as clogs são santas ou diabas? ^_^ O famoso tamanco, também muito conhecido como babuche e que foi febre nos anos 90, voltou mesmo e está reinando por aí, nos mais variados estilos e shapes. Amada por umas e odiada ferozmente por outras, o fato é que o retorno das clogs trouxe uma diversidade de misturas e novos materiais que fazem a diferença – detalhes que, para quem está em dúvida, podem ser decisivos para embarcar de vez ou assumir que não, não vai rolar de usar clogs, jamais!

Um exemplo desse mix de texturas está na nova coleção da Quatro Estações, marca de sapatos e acessórios, com loja no Mag Shopping e Edson Ramalho, em João Pessoa. Um dos modelos mistura a modernidade do couro recortado em formato de escamas à rusticidade urbana do solado em sisal trançado, numa combinação que super funciona. O sisal reaparece no modelo natural, só que envernizado e com trama menor – e também numa outra tendência revisitada: a plataforma anabela, que mistura solado em sisal trançado com parte superior em nobuck, espécie de parente chic da camurça, só que mais fácil de limpar, ganhando também em resistência. O nobuck aparece também na outra clog, só que uma coisa 'ankle peep toe', cor de goiaba. Achei belo e funcional.










Achei tendência, verão, retorno e estilo.

Fotos: Jô Oliveira

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Verão já! Panos acima do joelho

A profecia semestral das temporadas de desfiles de moda, aos poucos, começa a virar realidade e uma das tendências que mais se viu nas passarelas recentes foi o comprimento mais curto das bermudas masculinas. Uma espécie de sopro de saúde e vontade de mostrar as pernas. Grifes como Bottega Veneta e D&G – só para citar duas – ditaram que a barra da bermuda subiu sim, e o saldo urbano disso pode ser visto em marcas nacionais e, claro, nas redes de departamento – agradável surpresa nesse mercado. O resultado são versões de bermudas traduzidas para o cotidiano de cada região – e, sim, isso inclui João Pessoa, por incrível que pareça (é só se dedicar e catar que acha!)
Contudo, não é de hoje que o vislumbre dos joelhos à mostra vem sendo explorado nas ruas, talvez como resposta ao movimento ‘boyfriend female style’, ou, simplemente porque, definitivamente, não existe coisa mais confortável e a cara do verão que as bermudinhas menores – vamocombinar?!




Duas versões em mini listrinhas. Adoro listras, sempre gostei. Uma mais puxada para o off-white...


...e outra numa tonalidade meio ocre apagado.


Xadrez, versão sarouel, super confortável. Vai ser difícil deixar de usar esses ganchos lá embaixo. Amoadoro!


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Panos estampados: o outro lado do arco íris

Um pano pode ser a origem de tudo. Mas, por que não, ao invés de apenas um, vários panos? Afinal esta é a it tendência de moda da próxima estação. Achei a cara, o espírito e o caimento de Um Pano. Pouca gente – e apenas as que sabem exatamente o que querem – conseguiram incorporar o movimento, encarnando com objetivo e identidade a ideia de mixar estampas. Um exemplo inspirador dessa tsunami ispiradora de padronagens é o editorial Vogue Patterns, de dezembro de 2007, feito pelo fotógrafo Steven Meisel para a Vogue Itália. O trabalho – que prova o efeito cíclico da moda – traduz com atemporalidade a tendência, em termos visuais. Através do ensaio dá pra perceber uma dica infalível na hora de experimentar com estampas: a de tentar seguir sempre a mesma paleta de cores predominantes, para que o grafismo e efeito divertido funcionem – lembrando que o teste do espelho e do feeling é o mais indefectível de todos.  


Achei selva!

Uma coisa pin-up romântica, apaixonada!

Mixed cocktail dress.

Um dos pré requisitos do mix de estampas é o 'carão'...

...e, claro, uma dose generosa de 'sensualidade nagô'!

Tsá? Muack!

sábado, 4 de setembro de 2010

Panos de carnaval: A Noviça Rebelde em Olinda 2011

Assim como desfiles mostram com seis meses de antecedência o que vai ser moda em panos cores e formas, ao longo das estações, quando um grupo de amigos decide o tema da fantasia coletiva para desfilar alegria no Carnaval de Olinda/PE, é a mesma coisa. Ainda faltam seis meses para o carnaval 2011, mas é exatamente este o momento de pesquisar, planejar e decidir detalhes, para que tudo funcione. 
E como o mote para o próximo carnaval é A Noviça Rebelde – clássico do cinema que até hoje emociona, encanta e seduz (e eu me incluo até a alma nesse pacote) – elenquei doze personagens do filme e desenhei croquis bem impessoais e despretensiosos, inspirados nos figurinos do filme, só que tudo revisitado para os moldes olindenses de conforto, comprimento e temperatura. 
Até o momento, o pano encontrado que mais se assemelha ao das “roupas de brincar feitas com cortinas” do filme, foi este Tercal de algodão com duas larguras:






Para as demais roupas, por causa do calor, o indicado são tecidos em algodão – nada sintético – como gabardine, tricoline e popeline, entre outros. Segue abaixo o “look book” de croquis de A Noviça Rebelde Olinda 2011. 




Maria


Captain Von Trapp




The Baroness




Liesl



Friedrich



Louisa



Brigitta



Kurt



Marta



Gretl



Rolf



Mother Abbess

Deixe sua opinião e, claro, no comentário escolha já o seu look!
Uma vez tudo escolhido, o próximo passo é mostrar tudo para um figurinista (indico Adriano Bezerra) e daí, diante de um orçamento, teremos a noção exata dos valores para cada fantasia, ok? Estou aguardando ansioso pelos comments.


P.S.: E para quem quiser catar fotos atuais de alguns atores de A Noviça Rebelde, clica aqui.



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Male gladiators: it hit de verão

Após um mês de jejum retorno ao blog para comentar uma tendência da qual, particularmente, sou vítima assumida há muito tempo, e não só por causa de sua evidência atual – as sandálias gladiadoras. O modelo – desfilado em várias versões nas passarelas européias das recentes semanas de moda masculina – até pouco tempo, ao menos em João Pessoa, era uma exclusividade do público feminino. Contudo, a boa notícia é que as gladiadoras, que pareciam algo inacessível por aqui, já são uma feliz realidade na Furtacor – grife genuinamente pessoense, liderada por Rita Braga (estilista da marca) e Ramon Japiassú – que representa em suas lojas os calçados incríveis de Jailson Marcos, designer potiguar radicado em Pernambuco. O diferencial do traço de suas sandálias, uma espécie de revisitação com pegada urbana contemporânea do vaqueiro nordestino, encanta e seduz pela beleza, originalidade e conforto. 

Jailson Marcos (clica pra ver o site dele), para quem não sabe, é o criador dos desejáveis sapatos da primavera verão 2011 de Ronaldo Fraga, desfilados na mais recente SPFW (lembra?). Como há anos procurava um modelo de gladiadora usável, que não tivesse um apelo feminino e que fizesse par perfeito com bermudas acima do joelho (male hit do próximo verão e tema do próximo post), não resisti e já garanti o meu exemplar. 






Ficou a fim de iniciar também sua coleção? Se joga nesses modelos e aguarda a chegada dos próximos, na Furtacor – porque sempre tá chegando coisa nova.